
Guia Completo de Como Limpar Filtros de Ar-Condicionado [+ infográfico com passo a passo]
Se você esquece de trocar ou limpar os filtros do seu ar-condicionado, saiba que não está sozinho. Sabemos que o cotidiano é atarefado e às vezes simplesmente não lembramos da importância de realizar a manutenção desses componentes pequenos e leves, mas de peso e relevância no que diz respeito à função que desempenham.

Aliás, você sabe por que é tão importante manter limpos os filtros do seu ar-condicionado?
A função dessa peça é, como o nome já dá a dica, filtrar o ar que entra e sai de seu sistema de refrigeração. Os filtros coletam pequenas partículas de contaminantes que podem afetar a saúde e o bem-estar seu e de sua família. Alguns desses componentes são: poeira, sujeira, pólen, mofo, fiapos e outras fibras, bactérias, cabelos, pelos de animais, partículas de madeira, metal ou plástico. Ufa… a lista foi grande, hein?
Mas deu pra entender que os filtros tem a valiosa função de manter a poeira, a sujeira e os alérgenos fora do ar que respiramos em ambientes fechados. Então, para que os filtros não façam exatamente o contrário de seu propósito, precisamos mantê-los sempre bem limpinhos!

Quando o assunto é a eficácia do ar-condicionado, se você não trocar ou higienizar os filtros do seu equipamento, o fluxo de ar será fraco ou ineficaz e sua unidade de climatização precisará trabalhar mais e, consequentemente, usar mais energia para resfriar sua casa, ou seja, você terá mais custos e menos resultados. Aliás, sabia que manter um filtro limpo pode reduzir os custos de energia de 5% a 15%? Bastante, hein!
Caso você tenha um sistema de ar-condicionado central, não está da livre da encrenca! Filtros entupidos também podem levar ao acúmulo de contaminantes dentro dos dutos.
Nesse artigo vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre limpeza de filtros de ar-condicionado da melhor forma que poderiam te ensinar! No final da leitura, você vai aprender:
- O que você pode limpar e em qual situação é preciso chamar um técnico para fazer a limpeza.
- Como deve ser feita a higienização dos filtros, tim-tim por tim-tim, com infográfico pra te ajudar.
- De quanto em quanto tempo é preciso fazer essa rotina de limpeza.
- BÔNUS: receita natural de aromatizador para ambientes e também para ar-condicionado.
Posso realizar essa atividade ou preciso chamar um técnico?
Geralmente você mesmo pode limpar os filtros do seu climatizador!
Nesse quesito de manutenção do ar-condicionado, podemos fazer um comparativo com nosso carro – tem coisas que só um mecânico pode consertar, mas há outras que a gente mesmo pode fazer para garantir que ele funcione bem.
O passo a passo que vamos te ensinar na sequência do artigo é super fácil, você conseguirá realizar sem qualquer conhecimento técnico na área.
No entanto, não é recomendável que você abra a unidade para limpar os componentes internos, esse sim é um serviço exclusivo para os profissionais de refrigeração.

Alguns fabricantes acham apropriado chamar um técnico a cada um ou dois anos para a limpeza de componentes como bobinas, serpentinas e dreno. Se você mora em um local com muita umidade, pode ser que fique bastante poeira e mofo acumulados na parte interna do seu ar-condicionado. Nesse caso, você precisará de ajuda profissional para essa limpeza específica.
Ok, então bora levantar as mangas e limpar esses filtros?
Passo a passo de como limpar os filtros de um ar-condicionado
Antes de tudo, você precisa saber se seu filtro é ou não é reutilizável.
Como posso descobrir isso?
Você pode entrar em contato com o estabelecimento onde você comprou seu aparelho. Eles certamente têm essa informação para te passar. Alguns manuais de operação também podem te ajudar nesse sentido.
Uma dica visual que podemos te dar é a seguinte: filtros reutilizáveis geralmente têm bordas de borracha e malha de arame. Filtros descartáveis tendem a ser feitos de papel.
Antes de tudo, saiba que essa não é uma atividade muito rápida. Escolha um dia que você tem mais disponibilidade de tempo. Ah! Opte também por um dia de sol e tempo seco, isso vai agilizar o processo de secagem.
Vamos lá então? A seguir tem um passo a passo completo e, abaixo dele, as informações pormenorizadas.

Abaixo tem o passo a passo mais detalhado. Atente especialmente à dica seis, é bem interessante.
- Desligue o ar-condicionado.
- Remova com cuidado os filtros do aparelho.
- Verifique o estado do filtro. Se você encontrar rasgos, ferrugem ou componentes quebrados, não se preocupe com a limpeza. Nesse caso, o indicado é trocar os filtros para não prejudicar a eficiência do seu climatizador. Caso eles não tenham danos nem sinais de desgaste, prossiga conforme as próximas dicas.
- Utilize o bico do aspirador e passe para cima e para baixo no comprimento do filtro para remover a poeira e a sujeira. Evite pressionar com muita força porque o filtro é delicado.
- Encha um recipiente com água morna e adicione um pouco de detergente líquido. Misture com as mãos até criar espuma e depois, submerja o filtro e mova-o até que ele fique completamente coberto com a solução de água e detergente. Deixe de molho por cerca de uma hora.
- Em um borrifador, prepare uma solução com partes iguais de vinagre de álcool e água. Pulverize essa mistura nos dois lados do filtro. Deixe a mistura agir por 15 minutos. O vinagre de álcool mata alérgenos e bactérias prejudiciais que podem ter se acumulado. Caso você sinta um odor desagradável nos filtros, passe um pouco de bicarbonato de sódio, que é ótimo para eliminar maus odores.
- Enxágue o filtro em água corrente.
- Deixe o filtro secar sob luz solar. Isso pode levar algumas horas. Para ajudá-lo nesse processo, você pode colocar jornais no chão, embaixo do filtro.
- Quando se filtro estiver completamente seco, reinstale-o no seu ar-condicionado.
Se você precisar de um auxílio sobre como retirar e reinstalar os filtros, esse vídeo pode te ajudar:
Importante: não utilize ferramentas abrasivas (por exemplo, escovas) para esfregar o filtro, pois isso pode danificá-lo.
Depois de secos e antes de serem reinstalados na unidade, algumas pessoas têm por hábito borrifar um pouco de alguma essência nos filtros, preferencialmente os aromatizantes próprios para ar-condicionado. Isso proporciona uma experiência bem interessante porque, cada vez que o aparelho é ligado, é exalado um cheirinho bom no ar! Ar limpo e cheiroso dá uma sensação muito boa, concordam?
Mas voltando ao assunto da limpeza, outro componente importante que deve ser higienizado são as aletas do seu ar-condicionado, essas da figura logo abaixo. As aletas são super fáceis de limpar! Elimine o pó utilizando um pano seco ou aspirador e depois, complete a limpeza com um pano úmido com um pouco de sabão ou detergente neutro.

Com qual periodicidade preciso lavar os filtros do meu ar-condicionado?
Alguns sinais claros que indicam que os filtros estão sujos são:
- a parte traseira da unidade está muito quente;
- o ar-condicionado não está esfriando como normalmente faz ou está soprando ar quente na função de refrigeração;
- aumento anormal na conta de luz;
- aumento de suas crises de alergia.

Esse último item é muito importante! Pessoas que sofrem de alergias devem ser particularmente diligentes quando se trata de limpar os filtros de ar pelo seguinte: pólen, poeira e pêlos de animais se agarram ao filtro de ar e, quando o filtro fica saturado com esses poluentes, eles são expelidos e circulam no ar por toda a sua casa. Como resultado, você sofrerá com os desagradáveis ataques de alergia com mais frequência.
Outro sinal que os filtros do seu ar-condicionado precisam ser lavados é a aparência externa do climatizador. Geralmente, quanto mais suja a aparência externa, mais sujos os componentes internos também estarão.
Tem uma maneira muito inteligente de verificar o quão sujos estão os filtros do seu ar-condicionado.
Já ouviu falar do teste do lençol branco?
Funciona assim: pendure um lençol ou uma fronha de cor branca a aproximadamente dez centímetros de distância de uma das aberturas de ventilação por pelo menos uma hora. Se o lençol ficar cinza, então seu filtro está bem sujo. Quanto mais cinza, mais sujo o filtro.
Você já fez esse teste? Caso tenha feito, compartilhe conosco os resultados! Se você não experimentou ainda e quer testar, poste as fotos nas redes sociais marcando a gente (@embrarrr), vamos amar ver o que vocês encontraram! Ah… Nos marque também no antes e depois da limpeza dos filtros, vai ser legal acompanhar. Especialmente as fotos do antes costumam ser bem impressionantes!
Retomando o tópico sobre de quanto em quanto tempo é necessário limpar os filtros, Dave Mejean, gerente de HVAC da B&W Plumbing and Heating Co., Inc, recomenda dar uma olhadinha nos filtros a cada 30 ou 60 dias para verificar se estão sujos ou empoeirados.
Importante relembrar: se na análise dos filtros você constatar furos ou rasgos, substitua-os. Eles não terão eficácia e comprometerão o bom funcionamento do climatizador e a qualidade do ar refrigerado.
O estilo de vida dos usuários também faz uma grande diferença. Pessoas que têm alergias, bichinhos de estimação e/ou crianças em casa podem optar por fazer a higienização ou troca dos filtros todos os meses. Por outro lado, pessoas que não tem esse perfil e que não recebem muitas visitas, podem optar por dar uma atenção ao estado dos filtros a cada dois ou três meses.

Se você tem animais de estimação e/ou crianças pequenas em casa, o ideal é limpar os filtros do ar-condicionado a cada 30 dias.
Outra particularidade que faz a diferença é a estação do ano vigente. Em meses de alto uso de ar-condicionado, alguns usuário acham interessante fazer a troca ou limpeza dos filtros até duas vezes por mês!
Falando em estações, algo bem legal é você deixar o seu ar-condicionado prontinho para a estação em que ele é mais utilizado. Suponhamos que, em sua casa, o climatizador fique praticamente desligado no inverno e funcione a todo vapor no verão. Então que tal limpar os filtros na primavera e assim, quando o verão chegar, eles já estarão prontinho para o uso?
Os aparelhos de ar-condicionado central, diretamente ligados ao sistema de aquecimento e refrigeração de uma casa, não exigem limpeza frequente do do filtro. Recomenda-se que os proprietários limpem os filtros de ar-condicionado central uma vez a cada seis ou doze meses.
Uma dica interessante é você fazer um cronograma, configurando um lembrete mensal em seu celular ou na Alexa, por exemplo, para verificar as condições dos filtros do seu climatizador. Depois de descobrir o ritmo de seu ar-condicionado em particular, você vai saber de quanto em quanto tempo precisa fazer a manutenção dos filtros. E não esqueça de cumprir a programação que você definir – sua saúde e seu bolso ficam gratos!
One thought on “Guia Completo de Como Limpar Filtros de Ar-Condicionado [+ infográfico com passo a passo]”