
Por que meu guarda-roupa está com cheiro de guardado?
Sim, essa pergunta parece estranha, mas você sabe exatamente do que estou falando, certo?
Trata-se de um cheiro estranho de axila suada misturado com chulé mais um toque de coisas guardadas por muito tempo.
Esse cheiro avassalador por vezes resolve aparecer e se instalar tal como aquele parente folgado que chega em sua casa sem ser convidado e sem qualquer pressa de ir embora.
O que causa esse mau cheiro? Como posso deixar meu guarda-roupa cheirando a flores frescas de campo colhidas na Primavera?
O que causa o cheiro de “guardado” no guarda-roupa.
O cheiro de “guardado” no guarda-roupa é causado principalmente pela pouca circulação de ar e pelas condições do ambiente interno.
Umidade
Os guarda-roupas costumeiramente ficam fechados. E o que acontece em ambientes fechados, sem circulação de ar? Sim, acumulam umidade.
A umidade ou condensação da água no ar pode se acumular em pequenas superfícies como as paredes do móvel, as roupas ou até objetos ali armazenados.
Essa umidade não evapora facilmente porque o ar dentro do armário está “estagnado”.
E assim como tudo o que uma criança precisa pra ser feliz é uma piscininha na laje, a maior realização de um mofo e de uma bactéria é encontrar um lugar bem úmido para estabelecer moradia e família.
Quando o mofo cresce, ele libera esporos microscópicos no ar, que têm um cheiro distinto, característico de algo “estragado” ou “antigo”.
Além do cheiro, o mofo pode até danificar tecidos e estragar o guarda-roupa, descolorindo roupas ou criando manchas permanentes.
Ácaros

Os ácaros – que, aliás, são micro-organismos da família dos aracnídeos – se alimentam de partículas orgânicas como poeira ou minúsculos pedaços de pele que ficam presas nas roupas estocadas. 🤢
Os ácaros, por si só, não têm cheiro, mas o acúmulo de seus resíduos (fezes e corpos mortos) contribui para o cheiro ruim, além de ser uma preocupação para quem tem alergia ou problemas respiratórios. E TOC.
Para resumir, vimos que por ser um ambiente úmido e ventilado, o guarda-roupa acumula a umidade e, como consequência, há proliferação de fungos e de ácaros. Esses micro-organismos liberam esporos e resíduos responsáveis pelo cheiro de “guardado”.
E para completar, como mostra a imagem abaixo, tanto os materiais de fabricação dos armários quanto os materiais de confecção das nossas roupas são chamarizes tanto para a impregnação da umidade quanto para a fácil absorção de odores.

E tem mais.
Poeira e resíduos de produtos
Se as roupas são lavadas inadequadamente, resíduos de sabão, amaciante ou sujeira podem ficar nelas, o que pode contribuir para odores desagradáveis ao longo do tempo.
Se as roupas forem guardadas levemente úmidas então… o problema fica ainda maior!
Mas como, se o sabão e o amaciante são tão cheirosinhos?
Acontece que no sabão em pó há ingredientes químicos como os surfactantes, que podem se acumular nas fibras das roupas se não forem bem enxaguados.
Com o tempo, esses resíduos se oxidam, causando odores desagradáveis. O cheiro típico da oxidação de surfactantes geralmente é azedinho ou rancificado. É um cheiro como o de vinagre, ou leite estragado ou manteiga velha.
Similar ao sabão, o amaciante pode formar uma camada oleosa nas roupas, retendo poeira e partículas do ambiente, o que favorece o mau cheiro.
Guardar roupas levemente úmidas piora a situação porque a umidade é o ingrediente essencial que os fungos e bactérias precisam para se desenvolver.
Portanto, atente para guardar as roupas apenas quando elas estiverem completamente secas e certifique-se de utilizar corretamente sua máquina de lavar. Para quem tem interesse, esse vídeo aqui tem dicas essenciais que podem ser aplicadas em qualquer tipo de lavadora de roupa.
Como evitar o cheiro de guardado do guarda-roupa?
Você pode:
- Abrir o guarda-roupa com frequência para permitir a circulação de ar fresco.
- Deixar as portas abertas por algumas horas durante a semana.
- Colocar sachês anti-mofo ou sílica gel nas prateleiras.
- Guardar as roupas 100% secas e limpas.
- Retirar todas as roupas do armário e fazer uma limpeza completa com um pano úmido (não molhado), utilizando vinagre branco diluído em água.
- Evitar sobrecarregar o guarda-roupa com roupas e objetos, pois isso impede a circulação adequada do ar.
Ou você pode substituir todas as medidas acima por:
- comprar um desumidificador com função de purificação.
A única coisa que o desumidificador não tem potencial para resolver é no que diz respeito à guardar roupa suja ou com mau cheiro.
Mas quanto ao restante, veja o milagre que um desumidificador/purificador de ar pode fazer por você:
✅ Se uma vez por semana você abrir as portas do seu guarda-roupa e deixar o desumidificador ligado, posicionado na frente dele, no final do dia, quando abrir o reservatório e ver a quantidade de água que ele retirou do seu guarda-roupa, você vai entender do que estamos falando. Se o espaço for um closet, melhor ainda.
✅ Além de retirar a água, o raio UVC proveniente da função de purificação vai simplesmente matar/aniqular/extinguir o mofo, o ácaro, as bactérias e acredite – até o pó! Então você não vai precisar colocar sachês e sacos de giz nas prateleiras.
✅ Um bom desumidificador é como aquela mãe que vai levar a cartolina na escola porque a filha esqueceu em casa e precisa para fazer o trabalho de História. Mesmo que você cometa a gafe de guardar roupas úmidas, a função de secar roupas, própria deste modelo aqui, te dá esta força. Mas cabe aqui dizer que guardar roupas úmidas não é legal. Esquecer a cartolina em casa também não.
✅ Se você tiver um desumidificador com função de purificação de ar, aquele trabalho de limpar o guarda-roupa vai ser consideravelmente adiado porque além de prevenir o mofo, o purificador de ar tem o potencial de eliminar a poeira!
Se quiser saber mais sobre as funções de um desumidificador, você pode conferir este material.
E caso tenha interesse em comprar este desumidificador, tem cupom de desconto para quem chegar através desta leitura. Solicite aqui.