Aparência Pessoal e Boas Práticas de Trabalho – O que estão reparando em você?

Dez segundos. Esse é o tempo que nosso cérebro leva para fazer um pré-julgamento de alguém que acabamos de conhecer baseado somente na aparência.

Isso mesmo, dez segundos! Pode ser que mudemos de opinião ao conhecer melhor a pessoa, mas essa informação mostra o quão importante é cuidarmos da nossa imagem pessoal.

A Universidade de Yale, nos Estados Unidos, realizou um teste com duas equipes de vendas: uma mal vestida e a outra vestida de terno. Sabe qual foi o resultado? Uma diferença de vendas de 680 mil dólares para 2,1 milhões de dólares!

Desequilíbrio gritante levando-se em conta apenas a vestimenta, concorda?

É triste pensar o quanto somos julgados pela nossa aparência. Mas vamos aceitar esse fato e utilizá-lo a nosso favor no emprego – seja para deixar nossos clientes satisfeitos, para conseguir uma vaga ou então ser promovido para um cargo melhor.

O que é imagem pessoal?

Imagem pessoal

A imagem pessoal vai além da nossa aparência física ou nossa vestimenta. Ela também inclui a nossa forma de nos prostrar e nosso comportamento.

Você trabalha como autônomo e frequentemente realiza serviços em residências e estabelecimentos comerciais?

Sabemos que a demanda de trabalho para esse tipo de profissional depende muito de indicações, certo?

A Maria gostou do serviço do Pedro e o indicou para um trabalho na casa da sua filha, a Mariana.

A Mariana também teve uma reação positiva e indicou o Pedro para sua amiga, a Alessandra, cujo escritório está em reforma. É ou não é bem assim que acontece?

Sabendo do peso e da necessidade de uma imagem pessoal positiva, como você pode deixar uma boa primeira impressão na prestação do seu serviço?

O que fazer (e não fazer) para causar uma boa impressão

Enumeramos seis dicas e esperamos que elas possam te ajudar. Se você tiver alguma dica extra para compartilhar com os leitores, será muito bem-vinda, fique à vontade para se expressar nos comentários.

  1. Seja ético: A palavra ética vem do grego e significa propriedade do caráter. Não flexibilize seus padrões de honestidade, moral e educação, mesmo em situações difíceis.
  2. Seja pontual e responsável: Horários existem para serem cumpridos. A pontualidade é essencial para que a empresa ou a pessoa que está te contratando perceba que pode contar com você.
  3. Seja educado com todos: Um “bom dia”, um “boa tarde” e um sorriso sempre causam uma boa impressão, não é? Além disso, seja sempre respeitoso. Que a sua presença transmita segurança e cortesia, e não incômodo e inconveniência.
  4. Comunicação verbal: Cuide como você se expressa, as palavras tem poder. Há várias formas de dizer a mesma coisa, lembre-se de ser educado e formal. Outro ponto importante são as brincadeiras. O que é considerado brincadeira para uma pessoa pode ofender e magoar outra. Então, tome cuidado para não causar constrangimentos nesse sentido.
  5. Comunicação não-verbal: Os gestos, as expressões faciais e a nossa postura corporal também são formas de comunicação e devem estar alinhadas com as nossas palavras. Atente para que sua postura e sua expressão corporal não deem a impressão que você está flertando com o cliente ou colega de trabalho.
  6. Boa higiene: Esteja sempre com unhas e cabelos arrumados, barba feita, roupas bem limpas e passadas. Você nem imaginam o impacto que isso causa especialmente na hora de contratar um serviço! O uso do uniforme também transmite uma ideia de esmero e seriedade. Que tal comprar umas camisetas confortáveis e providenciar o bordado do seu logo nelas?
Dicas de Conduta e Comportamento para Profissionais Autônomos
Desenho e arte gráfica por Maurício Scopel e Pedro Xavier

E então, quais dessas seis dicas você já está aplicando? Concorda que a aplicação desses pontos causa uma boa primeira (e segunda, terceira, …) impressão?

Sorria, você está sendo examinado

Para te ajudar a verificar na prática o que mais impacta positiva e negativamente em serviços realizados por autônomos em casas e estabelecimentos comerciais, entrevistamos algumas pessoas de diferentes idades e profissões, e lhes fizemos a seguinte pergunta:

Quando um técnico vai na sua casa prestar algum tipo de serviço, o que você mais valoriza e o que você menos gosta nas práticas dele?

Veja só as respostas que obtivemos:

“Gosto quando a pessoa oferece ou faz algo além do que foi contratado para fazer. E acredite, hoje em dia tem muitos prestadores diferenciados que fazem isto, e acabamos ficando adictos de profissionais assim!” – Mônica Marin, esteticista e influenciadora digital

“Valorizo quando o técnico realmente se dispõe em resolver o contratempo sem reclamar dos possíveis problemas que podem acontecer. Valorizo também o cuidado que ele tem com o ambiente. Por exemplo, ao largar ferramentas no chão ou sob algum mobiliário, que tenha algo para proteger o móvel. Ou, se vai utilizar uma escada, que cuide para não riscar o chão. E o que não gosto é tudo ao contrário do que citei anteriormente e a falta de comprometimento com agendamentos de instalações ou manutenções.” – Morgana Formolo, arquiteta

“Cumprir o combinado, dia e horário. Sem isso, já acabou. Conhecimento. Saber de verdade o que vai fazer. Deixar tudo em dia como encontrou (limpeza, coisas no lugar e levar tudo que fez parte do seu serviço).” – Luiz Ernesto Bassanesi, médico psiquiatra

Cumpra prazos, seja respeitoso e, se possível, faça uso de uniforme

“Uma das coisas que mais valoriza um profissional, às vezes mais do que a habilidade e o conhecimento em executar o serviço, é a honestidade. Claro que ao pagar por um serviço esperamos que esse seja bem feito, mas prezo muito a honestidade tanto no momento de fazer uma cotação – mesmo que em uma situação informal como um serviço de casa – bem como em eventuais problemas que surgirem durante o serviço, mantendo o cliente sempre a par e buscando autorização antes de qualquer solução que mude o escopo (e o preço). Além disso, aprecio o cuidado na execução, independentemente do valor do serviço. Isso é algo que gera uma fidelização do cliente, o que no futuro pode resultar em outras oportunidades ao profissional, tanto do cliente quanto de terceiros, via indicação.” – Gabriel Gonçalves, comprador

“Gosto quando o técnico está vestindo o uniforme da empresa e que preste um serviço eficiente, com competência. Não gostaria de receber um técnico com sapatos sujos e sem o material necessário para realizar o seu trabalho.” – Cristina Gasparetto, empresária

Que tal cultivar o hábito de levar propés consigo e utilizá-los
ao entrar na residência ou no estabelecimento comercial do cliente?

“Valorizo a pontualidade e a assertividade nas respostas de instalação. Se ele, inclusive, consegue pensar em alternativas para a instalação. Às vezes eles dizem: não dá e pronto.” – Francine Tadielo, professora

“Acho de grande valor que o técnico tenha conhecimento do serviço; capacidade resolutiva; capacidade e autonomia para resolver os problemas; educação, simpatia e cortesia; que demonstre atitude de disposição e empenho; que dê atenção aos detalhes; que faça a coisa certa e conclua o serviço com qualidade; e deixe o local limpo. Atitudes que desgosto são a negligência (deixar de fazer o que deve), imprudência (faz o que não deveria ter sido feito), imperícia (deixa de tomar os cuidados necessários), prevalecimento (quando quer tirar vantagem, a típica venda casada), prepotência e arrogância, não utilizar equipamento de segurança, elevar custos, condutas incoerentes (assédio, desrespeito com colegas, contar  vantagens) e sujeira no local.” – Jucerlei Bertin, secretária executiva

“Dependendo do serviço prestado eu vejo muito a questão da limpeza, pois isso mostra bastante sobre o profissional. Agilidade no serviço também é outro requisito. Se for um trabalho a longo prazo é bacana gerar um acompanhamento diário. O que me incomoda seria a questão da desorganização e limpeza do ambiente onde foi prestado o serviço. Atrasos na prestação de serviços sem uma explicação plausível poderia me fazer pensar em trocar imediatamente de profissional.” – Edgar Ávila, copywriter

Concorda com os comentários acima? Tem mais coisas que você acrescentaria à lista?

Se você for um autônomo, leia mais de uma vez esses depoimentos com o objetivo de prestar um serviço cada vez mais impecável, deixando e mantendo clientes satisfeitos.

Resumindo os comentários, concluímos que a maioria das pessoas valoriza muito as seguintes práticas:

  • cumprimento de prazos e horários;
  • limpeza, cuidado e organização;
  • uso de uniforme;
  • conhecimento;
  • habilidade;
  • agilidade;
  • eficiência;
  • competência;
  • atitude pró-ativa;
  • honestidade;
  • autonomia;
  • boa educação;
  • simpatia; e
  • cortesia.

Os mesmos comentários nos ajudaram a ver que, no geral, as pessoas não toleram o seguinte em serviços de autônomos:

  • falta de comprometimento;
  • atrasos nos prazos;
  • negligência;
  • imprudência;
  • imperícia;
  • prevalecimento;
  • prepotência;
  • arrogância;
  • não uso de equipamentos de segurança, quando necessários;
  • desonestidade;
  • condutas incoerentes, tais como assédio e falta de respeito; e
  • desorganização e sujeira no local.

Testados e aprovados

Nossa análise não parou por aqui, pessoal! Fizemos também uma entrevista do outro lado da mesa. Contatamos alguns profissionais que são bem vistos na localidade onde atuam e fizemos para eles a seguinte pergunta:

Quando você realiza um serviço na casa ou no estabelecimento comercial de alguém, quais são as práticas e condutas que você adota para garantir que o cliente fique satisfeito contigo e com o serviço que você prestou?

“Primeiro, nos identificamos com roupas adequadas e com o logo da empresa e lógico, bem limpas. Segundo, também o veículo precisa ter a identificação da empresa. Nossos funcionários sempre usam calçados adequados, pois o NR10 junto com o NR 35 é essencial. Atentamos para descarregar e carregar ferramentas com todo o cuidado para não bater e nem arranhar paredes e móveis do cliente. Utilizamos lona junto com o cobertor de transporte e um bom aspirador de pó. A casa do cliente deve ficar como estava, a única coisa que deve estar diferente é a presença do ar-condicionado ali instalado. Um bom técnico deve entrar, fazer o serviço e sair como se ele nunca estivesse estado ali.” – Ana Paula Chaves, empresária na empresa Refrigeração Industrial Mc Chiller

“Não tenho dúvidas que o respeito para com o cliente é o fator de maior relevância. É preciso valorizar o fato de termos sido escolhidos dentre inúmeras opções que o mercado oferece. Nossos funcionários respeitam prazos e horários combinados, utilizam um vocabulário isento de gírias ou gracinhas e transitam com veículo e ferramentas em bom estado de conservação e limpeza. Prezamos também pelo extremo cuidado com higiene e proteção do local onde será executada a instalação ou conserto e evitamos nos envolver em assuntos que não nos competem ou não fomos convidados a opinar.” – Joacyr, empresário na empresa Projet’ar Ar Condicionado

Opiniões e sugestões bem práticas e que dão o que pensar e ajusta, concorda?

E então, qual a imagem que você vai deixar?

Fazendo uma análise sincera, você acha que está se saindo bem nesse quesito de imagem e comportamento ou acha que tem aspectos que pode melhorar? Concorda que as sugestões mencionadas neste post são posturas e atitudes simples, ao alcance de todos exercerem? 

Além disso, são práticas que não apenas beneficiarão os clientes, mas também o próprio prestador de serviço.

Como é bom ver o cliente com aquela expressão de surpresa positiva quando te vê chegando bem na hora marcada, não é mesmo?

Como é boa a sensação de deixar tudo limpinho e organizado, hein?

E quando você trabalha com honestidade e preços justos, não sente a vida te devolver na mesma medida?

Sua consciência fica tranquila e sua auto estima elevada quando você sai de um serviço com a convicção de que ele foi muito bem feito e dificilmente causará algum problema posteriormente?

Pois então, use essas dicas para deixar um bom nome no mercado e também como forma de alcançar realização pessoal e profissional. O que acha disso?