Guia completo sobre capacitores de refrigeração

Capacitores de Refrigeração: Diagnóstico e Correção de Falhas

O capacitor é um componente elétrico que armazena energia e a libera rapidamente quando necessário. Capacitores de refrigeração são essenciais para:

✅ Dar partida no motor do compressor.
✅ Manter o funcionamento estável do motor.
✅ Auxiliar no acionamento do motor da ventoinha.

Lembra que recentemente conversamos sobre esta pequena mas essencial peça de qualquer sistema de refrigeração?

Em tal post, que se você quiser ler ou reler está aqui, comentamos que os capacitores de refrigeração mais comuns são os capacitores permanentes, os capacitores eletrolíticos e os capacitores de partida.

Um capacitor com defeito pode trazer inúmeros transtornos e é uma das principais causas de falha em equipamentos de refrigeração.

Vamos verificar como identificar isso no seu dia a dia de atendimentos de chamado de manutenções.

Identificando problemas nos capacitores de refrigeração

Fique atento se o capacitor do sistema de climatização que você está verificando apresentar algum destes sinais visuais:

  • Topo estufado ou dilatado.
  • Vazamento de óleo ou eletrólito.
  • Marcas de queimadura ou derretimento.
  • Corrosão nos terminais..

O equipamento também dá indícios de que o capacitor não está funcionando devidamente. São eles:

  • O compressor tenta partir, mas falha. Pode ser que você ouça o clique do relé ou contator ou um zumbido breve no compressor, coisa de um a três segundos.
  • Zumbido prolongado, que se estende além dos três segundos, sem que o compressor entre em funcionamento normal.
  • O equipamento liga e desliga sozinho. Ele pode funcionar por minutos ou até horas e então desliga sem comando e reinicia autonomamente depois de um intervalo.
  • O equipamento não atinge a temperatura desejada ou demora muito além do prazo para refrigerar.
  • O ventilador da evaporadora ou condensadora está lento ou parado, mesmo com o compressor funcionando.

O que cada um destes sintomas está querendo te dizer e como você pode curar, digamos assim, este sistema de refrigeração? Vamos à prática!

Deformações e vazamento de óleo nos capacitores de refrigeração

Quando o topo do capacitor estiver estufado ou de alguma forma deformado é preciso substituir o capacitor imediatamente, mesmo que o equipamento ainda esteja funcionando.

Mas qual é a causa deste estufamento?

Pode ser simplesmente o fim da vida útil do capacitor. Mesmo os melhores capacitores de refrigeração têm prazo de validade. Geralmente de 3 a 5 anos em uso contínuo.

Mas pode ser também indicação de superaquecimento ou sobretensão. Logo, precisamos investigar o sistema de refrigeração para corrigir a causa do problema.

🕵️‍♂️ Como investigar na prática?

Quando o caso for deformação no capacitor você deve:

1 – Checar a rede elétrica

Pegue seu multímetro e meça a tensão na tomada onde o equipamento está ligado:

  • Se o sistema é 127V e você medir acima de 140V, está aí seu problema.
  • Se for 220V e medir acima de 240V, mesma coisa.

Dica de quem já viu muitos capacitores de refrigeração estufados: em regiões onde a energia oscila muito, instale um regulador de tensão ou um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos). É como um colete salva-vidas pro seu equipamento! 

2 – Verificar a temperatura de operação

Quando o sistema estiver funcionando, faça o seguinte:

  • Com cuidado, toque na carcaça próxima ao capacitor. Se estiver quente demais para manter o dedo, tem algo errado.
  • Use um termômetro infravermelho e aponte para o compartimento do capacitor. Se marcar acima de 60°C, a coisa não está boa!

3 – Analisar os ciclos de funcionamento

Fique observando o equipamento por uns 30 minutos e anote:

  • Quantas vezes ele liga e desliga?
  • O ciclo é muito curto? (menos de 3 minutos ligado)

Se o compressor estiver ciclando muito rápido, é como um carro dando arrancadas o tempo todo – vai desgastar mais rápido e esquentar o capacitor.

4 – Verificar a corrente

Pegue seu alicate amperímetro e meça a corrente quando o sistema está funcionando:

  • Se estiver puxando mais corrente que o normal, pode ser sobrecarga.
  • Se a corrente estiver oscilando muito, o sistema está com problemas.

5 – Verificar o sistema de ventilação

Muitas vezes os capacitores de refrigeração estufam porque o ventilador que resfria o compartimento elétrico está sujo ou travado. É como fechar todas as janelas do carro num dia de 40°C – vai ferver!

Limpe as aletas do condensador, verifique se o ventilador está girando livremente e se não tem nada bloqueando a passagem de ar.

6 – Verificar os outros componentes

Relés com contatos gastos, contatores “colando”, termostatos defeituosos . . . Qualquer um desses pode fazer o sistema trabalhar mais que o necessário, esquentando tudo.

Quando o caso for vazamento de óleo no capacitor então é necessário:

1 – Identificar a fonte de calor excessivo

Faça o seguinte:

  • Desligue o sistema e espere esfriar.
  • Ligue novamente e, com um termômetro infravermelho, vá medindo a temperatura ao redor do capacitor a cada 5 minutos.
  • Se a temperatura subir acima de 55°C, tem algo errado.

O que pode estar causando o superaquecimento:

  • Ventilação obstruída: Limpe as entradas e saídas de ar.
  • Componentes próximos esquentando: Resistores, diodos ou transistores próximos podem estar esquentando demais. Use o termômetro para identificá-los.
  • Instalação inadequada: Capacitores de refrigeração muito próximo de fontes de calor podem superaquecer. É como guardar manteiga ao lado do fogão.

2 – Verificar a estabilidade da rede elétrica

Utilize um bom multímetro bom que registre valores máximos. Deixe medindo por pelo menos 24 horas e verifique se há picos acima de 10% da tensão nominal.

Correções possíveis:

  • Instalar um estabilizador, quando o sistema for pequeno.
  • Usar um filtro de linha de boa qualidade.
  • Em casos graves, utilize um nobreak, especialmente se for um equipamento sensível.

3- Eliminar as vibrações excessivas

Faça o teste da moeda: com o sistema funcionando, coloque uma moeda em pé perto do capacitor. Se a moeda cair, a vibração está excessiva.

Soluções práticas contra este detalhe são utilizar calços de borracha, ou então reapertar parafusos e suportes, além de verificar o balanceamento do ventilador.

4 – Implemente a manutenção preventiva

Crie um calendário de substituição:

  • Em uso residencial normal: a cada 3-5 anos.
  • Em uso comercial intenso: a cada 2-3 anos.
  • Em ambientes agressivos (calor, umidade, poeira): anualmente.

Marcas de derretimento ou de queimadura em capacitores de refrigeração

Capacitores de refrigeração queimados ou derretidos tem relação com o que já conversamos, mas é como se fosse o “estágio final” do problema. Veja bem:

O superaquecimento extremo é o vilão número um neste contexto. Quando falamos do capacitor estufado ou com vazamento, estamos falando de problemas que começam com calor. Se esse calor continuar aumentando, chega uma hora que o material plástico do capacitor começa a derreter, ou pior, a carbonizar.

O segundo ponto crítico é o curto-circuito interno. É como uma panela de pressão sem válvula. O dielétrico (aquele material isolante dentro do capacitor) falha, e pronto! A energia que deveria ser armazenada vira calor de uma vez só.

E como terceira causa, podemos mencionar o arco elétrico nos terminais. Quando a isolação entre os terminais falha, forma-se um “mini-raio” que gera calor intenso e queima tudo ao seu redor.

🕵️‍♂️ Como investigar na prática?

Quando o derretimento é na parte superior do capacitor, provavelmente é falha interna, ou seja, o calor veio de dentro para fora. Geralmente associado a sobretensão ou fim da vida útil

Quando as marcas de queimadura estão nos terminais quase certeza que é arco elétrico. Você identificará marcas escuras, como carvão, geralmente causadas por conexões soltas ou corrosão.

Agora, quando o derretimento for na lateral ou na base, então o calor veio de fora para dentro. Procure componentes próximos que possam estar superaquecendo e verifique se há alguma fonte de calor direta, como uma resistência ou um transformador.

Sobre o tópico que conversamos antes, isto é, “Deformações na estrutura do capacitor e vazamento de óleo”, as marcas de queimadura são como peças de um dominó caindo. A sequência é assim:

  1. Primeiro, o capacitor pode começar a superaquecer.
  2. Com o tempo, ele pode estufar devido à pressão interna.
  3. Se continuar, pode começar a vazar óleo ou eletrólito
  4. No estágio final, o material derrete ou queima.

Mas nem sempre segue essa ordem. Um curto-circuito súbito pode pular direto para a queimadura, sem passar pelos outros estágios.

Para prevenir e corrigir estes problemas, o indicado é:

Prevenção básica:

  • Ventilação adequada. O capacitor precisa “respirar”.
  • Conexões firmes. Terminais mal conectados geram resistência, resistência gera calor, calor gera problema.
  • Dimensionamento correto. Capacitor subdimensionado é como usar pneu de bicicleta em caminhão. Vai estourar!

Correções específicas:

  • Para marcas nos terminais: Refaça todas as conexões, use terminais de qualidade e aplique uma fina camada de pasta anti-oxidante.
  • Para derretimento no topo: Além de trocar o capacitor, verifique a tensão de operação e instale proteção contra surtos.
  • Para derretimento lateral: Reorganize o layout dos componentes, aumente a ventilação ou instale dissipadores de calor.

Corrosão nos terminais do capacitor

Diferente dos outros problemas que conversamos, a corrosão nos terminais é como uma “doença silenciosa” – ela vai se desenvolvendo devagarzinho, sem você perceber, até dar problema.

Não é necessariamente uma consequência dos outros problemas (estufamento, vazamento ou queimadura). É mais como um “primo distante” deles – da mesma família de problemas, mas com DNA diferente.

🕵️‍♂️ Como investigar na prática?

A corrosão se apresenta de várias formas.

Pode ser uma oxidação esverdeada, em terminais de cobre; ou uma camada esbranquiçada, em terminais de alumínio; ou pode vir como pontos escuros e ásperos, principalmente onde o fio encontra o terminal.

Uma dica importante: Com o equipamento desligado, passe o dedo nos terminais. Se seu dedo sair sujo ou você sentir aspereza, tem corrosão começando.

As causas da corrosão são diversas, sendo as mais comuns:

  • Umidade ambiente, o principal culpado. Equipamentos em regiões litorâneas ou muito úmidas são os mais atingidos.
  • Ciclos de condensação: Quando o equipamento liga e desliga, cria ciclos de aquecimento e resfriamento. Isso pode formar pequenas gotas de água nos terminais.
  • Poluição atmosférica: Em áreas industriais ou com muito trânsito, os poluentes no ar aceleram a corrosão.
  • Vazamento de eletrólito: Se o capacitor começar a vazar, o eletrólito ataca os terminais.
  • Incompatibilidade de metais: Quando você conecta metais diferentes (como cobre e alumínio) sem a proteção adequada, cria-se uma pequena “pilha” que acelera a corrosão.

Para corrigir o problema de corrosão, faça o seguinte:

  • Limpeza completa dos terminais: Antes, desligue totalmente o sistema. Use uma escova de dentes velha com uma solução de bicarbonato de sódio, que neutraliza ácidos. Para casos mais crônicos, utilize uma lixa fina (grana 400 ou mais) para remover a camada oxidada. Limpe com álcool isopropílico para remover resíduos
  • Refaça as conexões: Use terminais novos de boa qualidade e crimpe adequadamente (nada de alicate comum – use a ferramenta certa). Se possível, solde após crimpar para garantir conexão perfeita

Para prevenir novos problemas relacionados à corrosão, atente à essas dicas:

  • Controle de umidade: Em locais muito úmidos, instale um pequeno aquecedor resistivo próximo ao painel elétrico. Use sachês de sílica gel dentro do painel, trocando-os a cada 3-6 meses e verifique se não há infiltração de água ou condensação.
  • Vedação adequada: Certifique-se que o painel elétrico esteja com borrachas em bom estado de vedação, use prensa-cabos nas entradas de fios para evitar entrada de umidade e aplique silicone nas frestas com o cuidado de não bloquear a ventilação necessária.
  • Manutenção preventiva programada: Em ambientes agressivos, combine uma inspeção trimestral; e, em ambientes normais, semestral. Sempre verifique os terminais antes que a corrosão se agrave

Agora você está preparadíssimo para fazer um diagnóstico assertivo de um sistema de refrigeração comprometido por algum problema no capacitor.

E lembre-se dessas dicas essenciais:

💡 Capacitor queimado é só o sintoma. O bom técnico trata a doença, não só a febre!

💡 Anote tudo que você encontrar durante suas manutenções. Com o tempo, você vai perceber padrões e vai diagnosticar cada vez mais rápido!

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